E-design: o que é?

O que é o e-design e como funciona?

E-design: o que é e como funciona? O design de interiores online ou virtual ou e-design é um processo de criação de projectos de decoração que acontece completamente online ou à distancia, partindo de uma colaboração entre Designer de Interiores e Cliente.

Com o surgimento da internet e com a expansão do comércio online, muitos designers de interiores começaram a oferecer os seus serviços de consultoria à distância por um valor fixo. Especialmente nos EUA onde as distancias são gigantescas, esta nova forma de actuar abriu a possibilidade de serem prestados serviços de decoração a Clientes que se encontravam no outro extremo do país. Tais serviços foram evoluindo da breve consultoria de decoração, para serviços completos, com fornecimento dos produtos e instalação dos mesmos. Tudo à distância! 

Por outro lado, levou a que o acesso a um decorador se tornasse possível a pessoas que habitualmente não teriam recursos para o fazerem. Passou a haver a possibilidade de obter o conselho de um decorador, designer de interiores ou especialista em cozinhas e casa de banho a valores mais acessíveis. Isso mesmo é referido neste artigo de 2011 e note-se que, desde então, houve uma enorme evolução no conceito e nos serviços prestados.

Como funciona?

Muitas vezes nos perguntam o que é o e-design e como funciona.

No e-design é necessário que o Cliente envie fotos e medidas ou plantas do espaço. Muitas vezes também lhe é pedido que preencha um questionário e que envie fotos de inspiração que demonstrem os seus gostos pessoais. Também é importante comunicarem o seu orçamento pois assim o designer saberá em que target de preços de produtos a indicar. 

A comunicação com o Cliente é essencial ao longo do processo. Começando por uma conversa telefónica ou videoconferência inicial, ao envio de e-mails ou acessos a plataformas online para consulta e aprovação de produtos e conceitos, permitem fazer os ajustes necessários eliminando as distancias.

Ao final o designer ou decorador irá apresentar um conceito de decoração, imagens inspiracionais, layout do espaço, seleção de móveis e acessórios, com ou sem indicação de vendedores ou fornecendo directamente e até imagens 3D, permitindo que o Cliente faça por si próprio ou realize com recurso a um empreiteiro. 

Alguns designers ou decoradores associam ainda serviços de acompanhamento, podendo estar ou não incluídos no pacote.

Indiscutivelmente estes processos levam a um alargamento do acesso a serviços profissionais de qualidade elevada, a custos mais controlados.

O futuro é cada vez mais o e-design.

e-design o que é e como funciona
Artigos criados 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo